Criador e criatura
Quando tudo dá errado e recorremos a Deus, pela lógica, no futuro, deveríamos mudar e melhorar, mas o problema é o ser humano… e sua falta de consciência
O fogo toma conta das florestas, ameaça a sobrevivência dos animais. A fumaça invade as cidades e arrebenta com a saúde dos seres humanos. E as correntes de oração, para que Deus envie chuva, de preferência, sem enchente e sem vendaval, lotam os grupos de WhatsApp. Aí fica a pergunta:
Deus criou o céu e a terra para que esse mundo fosse dominado pelas criaturas. E o que as criaturas fizeram? Tacaram fogo e esse ato diz – o que vale é a grana, o meio ambiente que se dane.
Muitos dizem “estamos todos no mesmo barco”. Digo que a tempestade é a mesma pra todos, mas cada grupo usa barcos diferentes: uns bem mais resistentes e outros vulneráveis, mas todos tentando sobreviver. E aí está a dica do Criador – ou tem pra todo mundo ou não tem pra ninguém.
Basta olhar em volta. A casa mais luxuosa da cidade recebe o mesmo ar, a mesma fumaça, o mesmo tanto de chuva, que está sobre o município. Uns usam ar condicionado, outros abrem as janelas, ligam ventilador, mas todos respiram o mesmo ar. Todos sofrem com a secura do ar. Nas enchentes, os mais pobres sofrem muito mais, é verdade, mas quem “mora melhor” também enfrenta algumas dificuldades, ou no mínimo, se tem uma religião, pensa ou faz campanha pra quem perdeu, literalmente, o básico da sobrevivência, geralmente, tudo o que possuía. E aí eu fico pensando – rezar nessa hora pra Deus dar um jeito? E em seguida a criatura começa tudo de novo: taca fogo no mato, acha que é normal queimar biomas, florestas inteiras, pensando em grana.
Se o crente acredita que Deus criou o céu e a terra, uma coisa é certa, o Criador já fez a parte dele. E a parte de criatura é: PRESERVAR o meio ambiente, no mínimo tentar uma vida sustentável, consumo consciente, reciclar lixo, jogar o lixo no lixo e não na rua pra entupir bueiros, usar mais os pés e as pernas e menos o carro, plantar árvores, tentar fazer um jardim. Enfim, podemos tomar pequenas atitudes em benefício próprio e dos outros. Lembre-se – Meio ambiente ou tem pra todo mundo ou não tem pra ninguém. Essa é a oração a ser praticada.
コメント