top of page

Brindemos a isso

  • Foto do escritor: Canal Angelini
    Canal Angelini
  • 1 de ago. de 2025
  • 3 min de leitura

“Não é necessário passar fome para entender o que é ficar sem alimento…”

Em 2021, tivemos a fila do osso; agora, em julho de 2025, o governo brasileiro tira o país do mapa da fome


É injusto passar fome em um país, que se diz cristão e que a grande maioria pensa ou fala em voz alta,  pelo menos, uma vez no dia, – “Me ajuda meu Deus”. E eu penso – Deus deve dizer – “faça a sua parte” – colabore com a dignidade do seu próximo, do outro ser humano.


Um dia, Maria do Carmo, uma amiga querida, que já foi pro mundo espiritual, foi comigo ao supermercado e compramos alguns alimentos. Na saída ela me disse – Olha como somos chics. Eu disse chic? Ela respondeu – chic, olha qtas sacolas de comida compramos.


E aí eu me dei conta da importância do poder de:  escolher, comprar, pagar e levar pra casa o que exatamente eu tenho vontade de comer.


E, ainda, confirmei o que sempre soube, não é necessário passar fome para entender o que é ficar sem alimento, o valor de cada item custa o mesmo pra todas as pessoas, independente do salário de cada uma. E aí o bicho pega… 


Uma das imagens que tenho na memória, é de uma padaria, na região da avenida Paulista, em 1985, eram os chamados “meninos de rua”, de carinha suja, olhando a vitrine de doce e saboreando com os olhos. Sempre penso naquelas crianças. A lombriga saltava no olhar de cada uma delas e na minha alma até hoje. O doce estava tão perto, tão próximo e tão impossível de ser adquirido e degustado. Parece filme, mas infelizmente foi real. Como será que esses meninos superaram o fato de não poder saborear o doce?  


Outro dia fui a um café e percebi que a atendente não sabia explicar o cardápio. Para cada dúvida ela pedia desculpas e perguntava pra gerente. Eu quase me levantei e fui embora, porque percebi que quem traria o meu café nunca teve a possibilidade de provar, de degustar. Só não fui porque não quis prejudicar a atendente, que certamente, estava em seu primeiro emprego, mas me questionei, por que essa cafeteria não faz um menu degustação com os seus funcionários, pra que eles possam explicar pros seus clientes. E de novo a comida. Qtos doces ela deve ter servido sem nunca ter saboreado?


Jesus Cristo reúne uma multidão e depois de conversar com eles (passar seus ensinamentos)  percebe que é tarde e há pouca comida pra ser distribuída, ele pede aos discípulos que recolham o que cada um levou e abençoa. Todos comem e ainda sobra alimento. É a parábola do Pão e do Peixe. Esse gesto de Jesus é o amor puro – a partilha e a solidariedade -, mesmo com poucos recursos, são o segredo da nossa sobrevivência do corpo e da salvação da nossa alma.


E pensar que no Brasil, em 2021, tivemos a fila do osso – uma vergonha nacional.  


E hoje, estou muito feliz, porque mais uma vez o Brasil saiu do mapa da fome. A dignidade está voltando.


A minha esperança de ver um Brasil melhor aumenta cada vez que ouço o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, dizer – “Se ao final de meu mandato todos os brasileiros tiverem a possibilidade de tomar café da manhã, almoçar e jantar, terei cumprido a missão da minha vida.


Brindemos a isso!


 
 
 

Comentários


Contato

Cris Angelini

canal.crisangelini@gmail.com

  • Youtube
  • Spotify
  • Instagram
  • Facebook

Envio concluído!

© 2025 Canal Angelini. Todos os direitos reservados.

bottom of page